Ford Focus Forum banner

Substituição do Solenoide E

44K views 41 replies 5 participants last post by  nsjames  
#1 · (Edited)
Então, eu tenho um amigo com um Focus 05, 4 portas, Duratec 2.0 e a caixa de câmbio autocrapic.
A ECM está relatando P0772, Solenoide E Preso.

Os sintomas de dirigibilidade são os seguintes:
Mudanças de marcha normais 1-2-3(? Difícil de sentir a terceira, sem tacômetro).
OD não engata, ele entra em neutro.
A ré funciona
A transmissão reduz a marcha a 20 MPH e volta a engatar.
Repita 2-3 vezes e a luz O/D começa a piscar e é o código 0772.

As perguntas.
O solenoide E causaria esses sintomas?
Devemos apenas substituir o Solenoide A enquanto estamos lá? A pesquisa diz que A é uma falha comum. Eu estava pensando que sim, porque são apenas mais 50 dólares, e eu não quero abrir a transmissão dele novamente em mais 10.000 milhas.
e a pergunta mais importante
Onde o Solenoide E está localizado na transmissão e qual a cor do fio que vai para ele?

Obrigado por ajudar um novato em Focus, eu só estou tentando ajudar meu amigo a sair dos estimados 600 dólares na concessionária (o que é BS, porque eu acho que vai levar duas horas para soltar o cárter e substituir esses solenoides).
 
#2 ·
Bem, em primeiro lugar, se for um 05, não é um Zetec, mas isso é irrelevante.

Eu iria em frente e substituiria ambos os solenóides enquanto você tem a bandeja fora. Não é realmente muito difícil de fazer. E sim, 600 dólares é uma besteira. É um trabalho de 90 minutos, no máximo.
 
#3 ·
Obrigado pela correção do motor. Não sei muito sobre essa linha específica de motores.

De qualquer forma. Retirei o cárter esta manhã, substituí sol e e sol a.
A transmissão ainda não tem O/D :(

O mesmo erro p0772 Solenoid Circuit E Stuck On.

Parece que preciso de mais informações.
 
#4 ·
OK, então mais algumas informações.

Encontrei o manual de serviço da fábrica da Mazda para esta transmissão em um site 3.
http://www.thaimazda3.com/svmanual/

Se você apenas fizer uma referência cruzada dos diferentes nomes dos solenóides, é bastante útil.
Você pode fazer a ferramenta de teste de pressão de linha por cerca de 30 dólares. Vá à sua loja TSC ou de suprimentos agrícolas local. Peça que eles façam uma mangueira hidráulica com uma conexão de tubo não cônico de 1/4" (macho) e a conexão para ir a um medidor de pulverizador cheio de fluido (fêmea). Obtenha um medidor de pulverizador cheio de fluido que vá até 200 PSI e você estará pronto para começar.

Então, usando nosso medidor de diagnóstico caseiro, obtivemos um valor estimado de 230 PSI em R e 175 PSI em D na parada do conversor. Cerca de 80 PSI em marcha lenta em drive. Eles estão dentro das especificações.
Eu tirei a bandeja e testei todos os solenóides novamente. Os aterramentos estão bons, todos os solenóides testam dentro da especificação de ohms. A continuidade entre o conector do chicote da transmissão e os solenóides é boa.
Neste ponto, tirei o corpo da válvula da transmissão e removi todos os solenóides (rotulados para localização). Vou limpar o corpo da válvula, mas provavelmente não vou dividir as metades, a menos que alguém possa postar as instruções. Gostaria de saber como verificar a função das válvulas de retenção lá dentro.

O próximo passo, se isso não resolver, é começar a solucionar os problemas elétricos. Estou precisando muito dos diagramas do chicote da transmissão para o PCM, se alguém os tiver.

Obrigado por acompanhar.
 
#37 · (Edited)
Você pode fazer a ferramenta de teste de pressão da linha por cerca de 30 dólares. Vá à sua loja TSC local ou loja de suprimentos agrícolas. Peça que eles façam uma mangueira hidráulica com uma conexão de tubo não cônico de 1/4" (macho) e a conexão para ir a um medidor de pulverizador cheio de fluido (fêmea). Obtenha um medidor de pulverizador cheio de fluido que vá até 200 PSI e você está pronto para começar.
Enterrado na primeira página. A conexão macho de 1/4" rosqueia na porta de teste de pressão na frente da transmissão. Espero que isso ajude.
Não se preocupe com a mangueira estourando, o medidor é o elo fraco ali.
A mangueira é classificada para 8500 PSI, não tenho certeza do que o medidor suportaria, mas ele suportou 230-240 PSI em ponto morto na marcha a ré por cerca de 5 segundos. Se você gastar o dinheiro e atualizar o medidor, não precisa se preocupar com isso, mas sou muito barato, e esse é o único medidor que consegui encontrar em uma tarde de domingo.

Quando chegar a hora de reconstruir esta transmissão, tirarei uma foto da porta. Mas está fora da minha garagem e descansando na entrada do meu amigo até depois do primeiro do mês.
 
#6 ·
Tirarei algumas fotos de manhã antes do trabalho.

Se não houver molas ou coisas do tipo que saiam quando você desmontar, farei isso para verificar as passagens. Existe algum tipo de vedação entre as metades que preciso obter?
Além disso, eu ia apenas lavar isso com limpa-freios, é seguro fazer isso ou as peças de borracha e plástico serão danificadas?
Obrigado pela ajuda.
 
#8 · (Edited)
Eu não acho que o Mazda 3 alguma vez tenha usado o 4F27E? O Protege usava o FN4AEL, que é basicamente a mesma transmissão, mas não acho que o 3 tenha usado?
Aparentemente sim, porque o manual de serviço que eu linkei nomeia a transmissão FN4. É um site tailandês, talvez eles tenham usado o combo duratec/FN no mercado estrangeiro?De qualquer forma, as pilhas da minha câmera estavam descarregadas esta manhã, mas encontrei uma foto do corpo de válvulas.
Image
As juntas de borracha estão realmente no lugar, provavelmente não consigo separar as metades sem destruí-las.Você pode obter as juntas fora de um kit de reconstrução mestre? Posso apenas usar um pouco de RTV preto aplicado com moderação e cuidado para selar o corpo de válvulas novamente? Eu realmente duvido do último, mas espero que possamos obter as juntas separadas de um kit de reconstrução. Vou fazer um pouco de google fu.Aqui está o link direto para as coisas do corpo de válvulas naquele manual de serviço.http://www.thaimazda3.com/svmanual/esicont/en/srvc/html/B3E051721280W02.htmlÉ assim que eu o identifiquei principalmente. Mas em algum lugar lá dentro, ele menciona o FN4 por nome.Edição: Aqui está a imagem do manual de serviço. Apenas lembre-se de que a Mazda se refere aos solenóides por nomes diferentes.
Image
 
#12 ·
^Sim, o Steve pode configurá-lo corretamente com apenas as peças que você precisa, não um kit de reconstrução completo, mas você também deve obter os 2 ilhós de borracha na parte superior do VB, juntamente com o conjunto de juntas.

Se você tiver uma ferramenta de ponta, poderá mover as válvulas para frente e para trás sem remover os retentores e as molas. Se uma não deslizar livremente, tente removê-la... pode ser necessário afiar sua passagem. Se você encontrar uma mola ruim, não tenho certeza do que fará, mas perguntar ao Steve nesse ponto não fará mal.

Além disso, de onde você tirou suas leituras de pressão?
 
#13 ·
Além disso, de onde você tirou suas leituras de pressão?
Eu consegui todas as peças no meu revendedor Ford local. Eles tinham as juntas VB em estoque e pediram a junta inferior colada e as vedações superiores, eu as tinha no dia seguinte.
Postarei os números das peças dos saquinhos mais tarde.

As leituras de pressão vieram de uma porta na frente da transmissão, localizada no lado do motor. Basta seguir a borda da transmissão 3/4 do caminho para cima e olhar para a frente plana dela. Este tinha um plugue de soquete allen. O manual diz quadrado. Imagino que varia de ano para ano. Não me lembro do tamanho, apenas peguei o que servia. Não rosqueie a extremidade da mangueira hidráulica até o fim. Entrou cerca de metade e está selado. Você não quer danificar as roscas na transmissão.

Você pode encontrar o procedimento e as especificações naquele manual da Mazda para a transmissão FN4.
http://www.thaimazda3.com/svmanual/esicont/en/srvc/html/B3E051701074W02.html

Para o teste de ré, você estará fora da escala na extremidade superior. É por isso que digo aproximadamente 230 PSI em nosso teste. Apenas não seja estúpido e certifique-se de ficar seguro ao lidar com fluidos de alta pressão.

Eu exercitei todas as válvulas de retenção. Eles não têm molas quebradas e todos se moveram livremente.
Eu limpei alguns pedaços de metal de dentro do corpo da válvula. Pareciam ser do processo de usinagem. Lascas muito afiadas. Certamente nada que veio da transmissão. Acho que um deles estava obstruindo uma pequena porta na placa do corpo da válvula.
 
#14 ·
Obrigado pelo link! Nunca tinha encontrado essa informação antes. É sempre bom ter outro diagnóstico para recorrer, se necessário.

Depósitos nas passagens soam mal! Já tive 3 VBs desmontados e todos estavam livres de detritos no interior. Tenho certeza de que era algo que sobrou de antes da montagem, como você adivinhou, mas para ter certeza, você pode querer lavar o seu radiador de óleo para ver se sai alguma coisa estranha. Só para saber se há outros pedaços de metal flutuando por lá.
 
#15 ·
Nenhum progresso feito na noite passada. Em vez disso, tirei uma soneca.

Comprei uma chave de torque em polegadas-libra.

G-Force,
Eles não pareciam peças da transmissão. Já vi automáticos explodidos e as peças que eles deixam. Realmente parecia peças do processo de usinagem, lascas muito pequenas e definidas, como de uma fresa.
Encontrei o processo para testar os servos em outro tópico. Tenho ele salvo em casa e adicionarei o link esta noite. Talvez devêssemos mudar o título deste tópico para "reconstruindo seu corpo de válvulas de forma barata"
Além dos solenóides que substituímos (erro), a reconstrução do corpo de válvulas custa cerca de US$ 60, incluindo filtro e fluido novos.
Juntas VB custaram US$ 6

Vedações custaram US$ 3

e a placa de metal de borracha colada que veda os solenóides ao VB custou US$ 15.
Filtro custou US$ 15

fluido custou US$ 20
 
#17 ·
Sim, é assim que eles são... Eu não sei porquê, mas um lado está colado. Eu gostaria de poder comprar a placa, uma das minhas está um pouco estragada... A Ford não as fornece separadamente, no entanto.
 
#19 ·
Não me lembro se tirei uma foto dos documentos ou não.
Eu os vi sair dos corredores enquanto eu estava limpando com limpa freios.
Eles provavelmente ainda estão no chão da garagem :lol:
Eu fiz o teste do servo na noite passada, e parece que os servos estão funcionando, então parece que este é/foi um problema com o corpo da válvula.
Provavelmente não terei a chance de colocar tudo de volta até sábado.

Eu gostaria que a Ford vendesse a placa inteira com as juntas coladas nela, assim como a peça do solenóide. Eu preferia ter pago $30 para obter a placa do que passar 2 horas removendo juntas presas.
 
#20 ·
Bem, juntei tudo de novo ontem. Esqueci o cabo da minha câmera esta manhã quando saí para o trabalho, então fotos hoje à noite quando eu chegar em casa.

Ainda não tem a 4ª marcha. Não tive a chance de ler o código. Agora que o VB foi reconstruído, posso sentir que ele tenta engatar a 4ª, até consegui engatar a 4ª uma vez, mas depois que o fluido aqueceu, ele sumiu de novo.

Parece que o pacote de embreagem deve estar torrado. Isso é meio decepcionante depois de 70.000 milhas em um 05.
Então, vejo menção dos aços/embreagens Alto. Algum fornecedor preferido para obtê-los aqui no FJ?

Além disso, alguém tem o procedimento de desmontagem para fazer apenas as embreagens e os aços? Não há nada de errado com os rolamentos ou a bomba, e eu li que você pode fazer as coisas de fricção sem desmontagem completa através da carcaça da bomba.
É isso ou uma transmissão remanufaturada ($$$) ou jogamos os dados com uma unidade de ferro-velho. Eu preferiria reconstruí-la, se possível, em vez de ir com uma unidade de ferro-velho, especialmente se esta durou apenas 70.000.
 
#21 ·
Nenhum fornecedor vende os Altos aqui, basta pesquisar no Google por Alto Red Eagle ou embreagens Alto. Obtenha também os aços Kolene (ortografia?). Se você não tiver as ferramentas especiais de reconstrução para a transmissão ou um manual de transmissão, tente o eBay, IIRC, você geralmente pode encontrar as ferramentas usadas por US$ 70 a US$ 100 (bom negócio, pois elas são vendidas no varejo por perto de US$ 1.000).
 
#22 ·
Eu provavelmente tenho ou posso fazer as ferramentas especiais.
Você sempre pode fazer coisas estranhas quando tem um soldador e algum tempo ;)

Eu li em outro tópico do FJ que você pode fazer as embreagens através da tampa da extremidade da bomba. Terei que desenterrá-lo.
Enviarei uma mensagem privada para o rally racer e enviarei a ele um link para este tópico para que sua contribuição possa ser registrada para a posteridade.

Provavelmente não me preocuparei com o diferencial. O carro ainda funciona e dirige, apenas uma derrapagem terrível em OD. Nem mesmo ruídos feios, apenas sem aceleração na 4ª marcha.
 
#24 ·
Encontrei algum ouro de informações ATX de rallyracer:
http://forums.focaljet.com/shift/549870-atx-rebuilds.html

não consegui editar meu post anterior.

Parece que eu deveria apenas comprar o conjunto OTC se tentarmos fazer isso sozinho.
Talvez apenas pedir para ele encomendar uma transmissão remanufaturada. O tempo está ficando curto para mim, tenho uma célula de combustível e uma instalação de spool para fazer no meu Jeep antes de uma grande viagem de wheeling no início do mês.
 
#25 ·
^Sim, esse é um tópico de informações muito bom. Rally é "the man". Você sempre pode postar lá se tiver uma pergunta que ainda não foi feita por algum novato ATX :rolleyes: isso ajudará a preencher as informações para quem estiver interessado nisso no futuro... tópico de posteridade que é (título perfeito).
 
#26 ·
Pelo menos sou um n00b com bom senso suficiente para pesquisar!

Então, ainda indeciso sobre o que fazer com esta coisa. Ele está dirigindo um Jeep meu sobressalente até que resolvamos isso.
Encontrei uma transmissão de ferro-velho, mas a quilometragem é desconhecida e custa US$ 230. Garantia de 30 dias. Isso me desanima um pouco.
A loja local de peças só tem 2 Focos do ano modelo 2000 no pátio, então essa opção está praticamente fora de cogitação.
Parece que vamos fazer uma reconstrução DIY, ou conseguir uma transmissão remanufaturada.
Não esqueci as fotos, só estive meio ocupado. Está nevando mais na minha área ontem à noite e hoje e eu simplesmente não estava com vontade de fazer tudo isso depois que terminei com a máquina de soprar neve.
 
#27 ·
Pelo menos eu sou um n00b com bom senso o suficiente para pesquisar!

Então, ainda indeciso sobre o que fazer com esta coisa. Ele está dirigindo um Jeep sobressalente meu até que resolvamos isso.
Eu encontrei uma transmissão de ferro-velho, mas a quilometragem é desconhecida e custa $230. 30 dias de garantia. Isso me desanima um pouco.
O pick-a-part local só tem 2 Focos do ano de 2000 no pátio, então essa opção está praticamente fora de cogitação.
Parece que vamos fazer uma reconstrução DIY, ou conseguir uma transmissão remanufaturada.
Eu não esqueci as fotos, só estive meio ocupado. Caindo mais neve na minha área ontem à noite e hoje e eu simplesmente não estava a fim de fazer tudo isso depois que terminei com a máquina de soprar neve.
Eu estava me referindo a mim mesmo como o "ATX noob", eu nunca reconstruí um antes... e eu também tive bom senso o suficiente para pesquisar.

Mais importante, você pode expandir sua pesquisa no ferro-velho, qualquer Focus Zetec AXT de 2000 a 2004 funcionará da mesma forma. Sem alterações nos componentes internos ou sensores.
 
#29 ·
Eu não sabia se havia um limite de fotos/postagens, então estou dividindo isso.

Agora você está pronto para a remontagem.

Esta é a embalagem da placa do solenóide:
Image


e a embalagem com as duas vedações superiores:
Image


Eu perdi o PN das juntas. Eu vou conseguir.

Comecei com a metade superior do VB

Junta:
Image


placa separadora:
Image


Junta:
Image


Em seguida, coloque a metade superior na posição nos pinos guia.
 
#30 ·
É isto que você obtém depois de colocar os parafusos soltos na metade superior:
Image


Observe que ainda faltam parafusos, porque esses parafusos passam pela placa do meio e no corpo do solenóide. Você pode vê-los à direita. Agora é um bom momento para mencionar que existem três comprimentos diferentes de parafusos, todos com rosca M6x1. Comprimentos de 30-40 e 60(?) MM. PRESTE ATENÇÃO QUANDO DESMONTAR!

É com isso que você fica.
Image


Todos os parafusos são apertados a aproximadamente 90 pol. lbs. Usei uma chave de torque do tipo viga, pois as arruelas Belleville dificultam a obtenção de consistência com um estilo de micrômetro. Com uma viga, você pode verificar o torque "corrente" enquanto aperta.
Há uma sequência específica para apertar os parafusos para não empenar o corpo. Vou tirar algumas capturas de tela e carregá-las mais tarde, quando chegar em casa. Você pode vê-los na tela do laptop lá.

Coloque os solenóides de volta e ele está pronto para voltar para o carro:
Image
 
#31 ·
Eu continuo mencionando wheeling, então pensei em mostrar a vocês o que geralmente estou trabalhando na garagem.
Image

É um Jeep Comanche de 1987 para o qual construí uma cama personalizada, encurtei um pouco a estrutura traseira, coloquei um Ford 8.8 com freio a disco na traseira, lcoker na frente, spool na traseira, 34x9.5 TSL's.
É um bom momento, essa foto foi tirada em Moab, Utah, na trilha Moab Rim.
Minha esposa tem uma contraparte, um Cherokee de 1987 com 31's.